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Leitura corporal: aprenda decifrar o cliente na hora da venda

05/09/2019

Além de saber se expressar e utilizar bem as palavras, um bom revendedor também precisa saber interpretar seus clientes na hora da venda. Por isso, uma das mais eficazes opções é a leitura corporal, que possibilita decifrar e antecipar as atitudes do consumidor ao considerar a possibilidade de compra.

Pensando nisso, separamos 4 dicas de leitura corporal que vão te ajudar a aumentar as vendas e se relacionar melhor com seus consumidores. Pronto para alcançar o sucesso financeiro de uma vez por todas? Então, papel e caneta na mão para conferir o post a seguir!

1 – Preste atenção nos olhos

Se o cliente estiver interessado em seus produtos e naquilo que você está falando, os olhos vão se manter fixos em você. Entretanto, se ele desviar o olhar para outros objetos que não tem a ver com o contexto da venda (paredes, quadros, lâmpadas, janelas, etc.), significa que ele pode não estar interessado em efetivar a compra.

2 – Observe pernas e braços

Quando as pernas e braços encontram-se em posições muito fechadas (cruzados ou muito próximos ao corpo) significa que a pessoa está se sentindo desconfortável ou desinteressada diante daquela situação.

Dessa forma, procure levar essa dica para vigiar, também, o seu comportamento durante as vendas. Mantenha-se sempre descontraído e com braços e pernas relaxados para passar a impressão de segurança e simpatia.

3 – Avalie a postura durante a leitura corporal

O posicionamento do corpo do cliente pode dizer muito sobre as expectativas de compra. Sendo assim, se ele estiver com a coluna muito ereta e sem movimentar braços e pernas, pode ser que não esteja se sentindo confortável com a situação.

Porém, se a pessoa está sentada em sua direção, com joelhos, pés e cabeça virados para você, a lógica expressa que ela está interessada em dialogar e investir na negociação.

4 – Utilize a técnica do espelhamento

A técnica do espelhamento nada mais é do que utilizar-se dos mesmos gestos e atitudes do cliente na hora de apresentar seus produtos e serviços. Por exemplo: Se o cliente decidir sentar, procure fazer o mesmo movimento. Se, durante a venda, o cliente mostrar-se interessado em conversar, procure dialogar sobre os assuntos que ele abordar.

Entretanto, é preciso lembrar que a técnica do espelhamento não diz respeito a “imitar” complemente as ações do consumidor. Mas, se inspirar nos mesmos movimentos e decisões do cliente para que ambos se sintam mais à vontade durante as negociações.

Viu como utilizar a leitura corporal pode ser um fator decisivo para aumentar vendas e efetivar clientes? Por isso, esteja sempre atento ao comportamento dos consumidores durante a compra: expressões do rosto, gestos, mudanças de humor, apertos mão, tom de voz, entre outras atitudes.

Todavia, lembre-se de que as atitudes podem falar mais do que mil palavras! Saiba interpretá-las, utilize esse conhecimento a seu favor e tenha sucesso garantido ao revender seus produtos!

Gostou das nossas dicas sobre a importância da leitura corporal para decifrar o cliente na hora da venda? Então, não deixe de visitar o blog da Move On e confira muitas outras informações sobre o universo dos revendedores!

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Consultoras, Dicas